ANTENOR DE BONA SARTOR

Nasceu no dia 24/12/1944 – Urussanga-SC
Filho de Alberto de Bona Sartor e Amabile Sartor de Bona Sartor
Neto Paterno de: João de Bona Sartor e Eliza Búrigo Sartor
Neto Materno de: Tranquilo Sartor e Amália Benedet Sartor

Quinta Gestão
Eleito em 15-11-1972 com 27 anos de idade. Assume em 31-01-1973 até 01-02-1977 - ARENA, tendo com Vice-prefeito Jorge Silva - ARENA



Galeria dos Ex-prefeitos
Município de Morro da Fumaça-SC
Pesquisa de:
Roque Salvan
Marciano Bortolin
roquesalvan@gmail.com
Maio de 2010

Natural de Urussanga, nasceu a 24 de dezembro de 1944, filho de Alberto de Bona Sartor e de dona Amabile Sartor de Bona Sartor. Os Sartor estavam entre os primeiros habitantes de Morro da Fumaça que então pertencia ao Município de Urussanga-SC, segundo escreve o Prefeito Jorge Silva, aos 29 dias do mês de junho de 1910, com destino ao interior do Distrito de Cocal, saia de sua terra o casal José Cechinel e Herminia Sóligo Cechinel, chegando ao local de onde é hoje a cidade de Morro da Fumaça. Estes são considerados os fundadores da cidade, pois construíram a primeira residência. Logo depois chegariam os Sartor e mais os Maccari, os Pagnan, os Guglielmi, os Bortolatto, os Frasson, os De Costa, os Margotti, os Pellegrin e os Serafin, famílias de agricultores italianos que vinham, uns de Cocal do Sul, outros de Urussanga, e ali se fixaram para o desenvolvimento Morro da Fumaça. A agricultura nascente cultivava o milho e a mandioca, suplantados, mais tarde, pelo arroz e o fumo, e uma pecuária que viria a se destacar. A fundação da Cooperativa Agrícola, foi um grande incremento no progresso da localidade e começa a florescer o comercio, não só de gêneros alimentícios, como de ferragens e implementos agrícolas. Em 1931, pelo decreto nº 108, de 23 de abril, modificado pelo de nº 137, de 19 de junho, do interventor Federal do Estado de Santa Catarina, se instalaria o Distrito de Morro da Fumaça, a 6 de setembro do mesmo ano. A influencia política de Morro da Fumaça se iniciaria em 1936, quando elegeu seu primeiro representante para a Câmara Municipal, o vereador José “Giuseppe” Guglielmi, “Bepi”, sob a legenda do Partido Liberal Catarinense. A emancipação viria em 1962, sendo o Município de Morro da Fumaça criado pela resolução nº 69, de 24 de fevereiro desse ano, em aprovação ao projeto de autoria do então vereador Ivaldo Luciano. A 30 de março do mesmo ano, a Lei nº 816, da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, projeto do então deputado Waldemar Salles, homologaria a fundação da nova comuna. Era presidente daquela Casa Legislativa o Deputado Estivalet Pires e Governador do Estado, o Sr. Celso Ramos.
Antenor de Bona Sartor, casado com dona Maria Neiva Maragno Sartor, possuem dois filhos: Julsane De Bona Sartor e Fábio De Bona Sartor. São em 07 (sete) irmãos: – LOURDES, ANTENOR, VALDIRIA, CARLOS, PEDRO, LÉDIO e CLÉSIO.
É Diretor da Mineração Nossa Senhora do Carmo Ltda. que opera na extração de fluorita, de que é titular, e participa como acionista nas Águas Termais São Pedro e Mineração Satélite Ltda., sendo também diretor desta ultima.
Pelo seu partido, a ARENA - Aliança Renovadora Nacional, foi
candidato único, pelo um consenso entre os líderes políticos no município, se elegendo em 11-11-1972, tendo como seu Vice-prefeito o Sr. JORGE SILVA, eleitos com 1.381 votos, ou seja 68%, sendo que na semana da eleição tiveram que ser ágil pela campanha que surgiu em favor do “voto em branco”.
Antenor e Jorge Silva sucederam o Prefeito GETÚLIO PAGNAN, importantes realizações se devem à sua administração. 
MAPA DAS ELEIÇÕES DE MORRO DA FUMAÇA de 15-11-1972                   (Gestão de 31/01/1973 a 01/02/1977)
PARTIDO
CANDIDATOS a PREFEITO/VICE
VOTOS (total de votos 2.031)
ARENA
Antenor De Bona Sartor e Jorge Silva
1.381
Total de votos da ARENA:  1381
Voto em Branco

650
Total de votos do BRANCO:   650
Diferença de 731 votos
         
Nela foram construídas diversas estradas e pontes (Ponte na Rua XV de Novembro próximo a residência de Moacir Costa e a Ponte na Rua Nereu Ramos próximo a residência do Sr. Adair Naspolini, foram construídas nesta gestão), e mantidos constantes trabalhos de conservação, com aquisição do necessário equipamento rodoviário. A rede escolar foi aumentada, com construção de vários prédios, não descurada a conservação e melhoramento dos já existentes.

Foi instalada a Central Telefônica, construído o acesso á Br 101 e inaugurado o Hospital São Roque. Foi o terceiro prefeito eleito do Município e continuando o trabalho de seus antecessores, soube marca-lo com seu dinamismo, merecendo o reconhecimento de seus concidadãos.

Católico praticante, por diversas ocasiões foi festeiro, na Capela Santa Catarina, no bairro de Estação Cocal. Sócio de varias entidades sociais, recreativas e esportivas, contam-se entre elas, o Criciúma Esporte Clube, o Campestre Iate Clube, o Criciúma Clube e a Sociedade Recreativa Mampituba.

Cidadão de crescente prestigio eleitoral, sua atuação administrativa e política, sem duvida influiu decisivamente na ampla e mais uma vitória ARENISTA no pleito de 15 de novembro de 1976 em que a ARENA venceu as eleições para o Executivo, reelegendo o Ex-prefeito e seu atual vice, o Sr. JORGE SILVA com o futuro Vice-prefeito o Empresário Sr. JOSÉ THOMAZ DAMAZIO e levou para o Legislativo uma bancada majoritária de quatro vereadores
.
Sexta Gestão (1977 a 1983): 
Prefeito: 
Jorge Silva reeleito em 15-11-1976. Assume em 01-02-1977 até 01-02-1983
Vice-prefeito: José Thomaz Damázio

MAPA DAS ELEIÇÕES DE MORRO DA FUMAÇA de 15-11-1976
PARTIDO
CANDIDATOS a PREFEITO/VICE
VOTOS
ARENA
Octávio Naspolini e Lauro Maccari
544
ARENA
JORGE SILVA e JOSÉ THOMAZ DAMAZIO
688
ARENA
Caetano José de Almeida e Nereu Maragno
324
1556 – 51,54%
MDB
Elpídio Abel Botega e Augusto César Cancellier
1108
MDB
Moacyr Luiz de Costa e Augusto César Cancellier
70
MDB
Alírio Maccari e Augusto César Cancellier
285
1463 – 48,46%
Diferença de 93 votos
O GOVERNO DE ANTENOR – Uma administração de olho no futuro

O empresário Antenor de Bona Sartor foi o quinto prefeito de Morro da Fumaça. À frente da Administração Municipal de 1973 a 1977, Sartor priorizou a educação, infra-estrutura e saúde do jovem município que apenas havia completado 11 anos de emancipação político-administrativa. 

Mesmo com uma eleição em chapa única, o então candidato Antenor e seu vice Jorge Silva, do partido da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), precisaram lutar contra a campanha de “votos em branco”. “Alguém iniciou esta campanha de ‘vote em branco’, então eu e o Jorge fizemos três dias de campanha a bordo da minha camionete para convencer a comunidade que o melhor para Morro da Fumaça seria votar em nós. Com isso conquistamos 68% dos votos”, destaca Sartor, que só aceitou ser o candidato devido à visita de muitos deputados e o pedido do então governador Colombo Machado Salles. “Aceitei a candidatura com a condição de receber total apoio do governador, que não me decepcionou”, confessa.

A função de prefeito foi o único cargo político de Sartor que revela que governar naquela época não era tarefa fácil, mesmo com o município menor em relação aos dias atuais. Segundo ele a arrecadação era pequena e os convênios não existiam. O prefeito recebia um salário e meio, já o vice e os vereadores não recebiam remuneração alguma para exercer a função. “Quando assumi, a Prefeitura possuía 35 funcionários, diminui para 27, além disso, o município só possuía um automóvel que era para transportar os trabalhadores. Para percorrer o município, eu utilizava o meu carro particular”, fala.

O vice-prefeito tinha menor participação na Administração
Jorge Silva (vice-prefeito)
Municipal, mas Sartor lembra que seu vice visitava a Prefeitura todos os dias. “O Jorge Silva acompanhava o andamento da Administração de perto. Sempre muito interessado em todos os assuntos do município, assumiu por duas vezes quando fiquei licenciado. Quatro anos depois ele vinha a ser eleito prefeito pela segunda vez”, diz.

A luta pelo hospital

Diante das fotos da inauguração do Hospital deCaridade São Roque, maior realização de seu governo, Sartor lembra as dificuldades que enfrentou para finalizar a obra. “Saímos em busca de doações nas empresas. Pedíamos piso, tijolo, telha, tinta, tudo para finalizar o nosso hospital e colocá-lo à disposição dos fumacenses”, revela.


As obras do hospital tiveram início na primeira Administração do prefeito Jorge Silva e levou cerca de dez anos para ser concluída. “Fizemos uma grande festa para inaugurar a obra. Contamos com a presença do Secretário de Estado da Saúde, a Administração do Médico DR.LAERSON NICOLEIT e com uma celebração realizada pelo então Bispo da Diocese de Tubarão Dom Anselmo Pietrulla”, lembra o ex prefeito que também inaugurou o primeiro Posto de Saúde do município que funcionava na estrutura do hospital, autorizado pela Lei municipal nº195 de 30/06/1972.
Prefeito Antenor de Bona Sartor, inaugura o Hospital de Caridade São Roque com a presença do Secretário de Estado da Saúde (16/03/1971 - 15/03/1975), o Médico Dr. HENRIQUE MANOEL PRISCO PARAISO

A luta pelo hospital não terminou após sua inauguração. O então prefeito precisou viajar duas vezes para o Rio de Janeiro para credenciá-lo no INSS.


A SECRETARIA DE SAÚDE DE MORRO DA FUMAÇA


Foi na gestão do Prefeito Antenor de Bona Sartor (1973) que foi criada a Diretoria de Saúde (Atual Secretaria de Saúde) tendo como primeiro Secretário (Diretor de Saúde) o Médico Dr. Laerson Nicoleit, que assume também, como médico pioneiro, a conclusão da obra, a instalação e a organização do Hospital de Caridade São Roque e inclusive a chefia do 1º posto de saúde no município, instalado dentro do próprio hospital.

Demais obras


A primeira obra do recém empossado prefeito, foi a construção da ponte que liga o Distrito de Estação Cocal a Treze de Maio, no acesso que hoje leva à imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Fizemos só meia ponte, porque o prefeito Nilson Nandi de Treze de Maio, não nos ajudou”, lembra.

Além desta, a Administração de Antenor de Bona Sartor também foi marcada pela construção de outras duas pontes e a abertura de mais de 50 quilômetros de estradas por todo o município. “Só passava carro de boi em nossas estradas. Quando chovia os agricultores não tinham como sair de casa. Então alargamos praticamente todas as ruas de Morro da Fumaça” salienta. Ainda nas melhorias da rede viária, o ex prefeito destaca construção do atual acesso à BR 101. “Fizemos um convênio com o governo do estado que possibilitou a abertura deste acesso. Quem desejava se dirigir à BR 101 precisa fazer via Ronco d’Água. Um trajeto complicado na época”, recorda.

Na educação, Sartor investiu na construção de duas escolas, sendo uma na Linha Barracão e uma no Bairro Naspolini.
Todas as Secretarias (na época eram apenas Diretorias) funcionavam no mesmo prédio, no paço municipal. Tinha com Financeiro o Sr. Antônio Luiz Cechinel, Chefe de Gabinete o Sr. Márcio José Medeiros e Fiscal de Obras o Sr. Getúlio Pagnan.



Telefone, bancos e equipamentos



A gestão de Antenor de Bona Sartor marcou a chegada do primeiro telefone à Morro da Fumaça. Ele lembra que o primeiro aparelho telefônico do município foi instalado na Prefeitura. “Muitas pessoas iam à Prefeitura todos os dias para realizar ligação”, fala. Meses depois o município recebia o primeiro posto telefônico da Telesc.
Naquela época, Morro da Fumaça ainda não possuía Agências Bancárias e todas as ações relativas às transações precisavam ser realizadas em Criciúma, foi quando surgiu o primeiro posto bancário. “Na minha gestão instalamos o posto do BESC que funcionava no prédio da Prefeitura. Depois conseguimos viabilizar a vinda de uma agência do então banco Bamerindus, atual HSBC”, relata o ex prefeito.

Já com relação aos equipamentos para manutenção da cidade, Sartor diz que adquiriu na época, uma patrola, que é utilizada até hoje, retroescavadeira e caminhões.



Incentivo às empresas e enchente de 74


“Precisamos buscar mão de obra fora de Morro da Fumaça.” A frase do ex prefeito retrata a grande expansão de empresas acontecida em Morro da Fumaça durante a sua Administração. “Realizamos, durante os quatro anos de governo, uma grande campanha de incentivo à instalação de empresas em Morro da Fumaça. Muitas cerâmicas surgiram nesta época”, ressalta, Sartor que enfrentou um grande obstáculo já no segundo ano de governo. 



A enchente de 1974.



As fortes chuvas que mataram 199 pessoas em Tubarão e deixaram mais de 60 mil desabrigados em toda a região também atingiu Morro da Fumaça. A Administração da época levou mais de seis meses para recuperar todo o estrago deixado pela enxurrada. “Ficamos praticamente sem estradas. Foi tudo destruído. Trabalhamos constantemente para contornar os prejuízos”, lembra.


Auxílio do governador

O governo municipal de Morro da Fumaça recebeu o grande apoio
do governo estadual na época. O governador, Colombo Machado Salles, primeiro governador eleito de forma indireta, indicado pelo regime militar, olhava o município do sul do estado com carinho. “Antes de minha candidatura eu fui à Florianópolis e deixei claro ao governador que só aceitaria ser o candidato se recebesse ajuda do estado” Entre as obras realizadas em parceria com o Governo Estadual, Sartor ressalta a construção do atual acesso à BR 101, via Esplanada (atual SC 445, Rodovia Olívio Cechinel) e a conclusão do Hospital de Caridade São Roque.
Galeria dos Ex-prefeitos
Município de Morro da Fumaça-SC
Pesquisa de:
Roque Salvan
Marciano Bortolin
roquesalvan@gmail.com
Maio de 2010

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- FOTOS








JORGE SILVA




20/05/1973 - Prefeito Antenor de Bona Sartor, inaugura o Hospital de Caridade São Roque com a presença do Secretário de Estado da Saúde (16/03/1971 - 15/03/1975), o Médico Dr. HENRIQUE MANOEL PRISCO PARAISO


20/05/1973 - Prefeito Antenor de Bona Sartor, inaugura o Hospital de Caridade São Roque com a presença do Secretário de Estado da Saúde (16/03/1971 - 15/03/1975), o Médico Dr. HENRIQUE MANOEL PRISCO PARAISO



20/05/1973 - Prefeito Antenor de Bona Sartor, inaugura o Hospital de Caridade São Roque com a presença do Secretário de Estado da Saúde (16/03/1971 - 15/03/1975), o Médico Dr. HENRIQUE MANOEL PRISCO PARAISO

20/05/1973 - Prefeito Antenor de Bona Sartor, inaugura o Hospital de Caridade São Roque com a presença do Secretário de Estado da Saúde (16/03/1971 - 15/03/1975), o Médico Dr. HENRIQUE MANOEL PRISCO PARAISO

20/05/1973 - Prefeito Antenor de Bona Sartor, inaugura o Hospital de Caridade São Roque com a presença do Secretário de Estado da Saúde (16/03/1971 - 15/03/1975), o Médico Dr. HENRIQUE MANOEL PRISCO PARAISO

20/05/2010 - Inauguração da Galeria dos Ex-prefeitos - Centenário de Morro da Fumaça

20/05/2010 - Inauguração da Galeria dos Ex-prefeitos - Centenário de Morro da Fumaça

20/05/2010 - Inauguração da Galeria dos Ex-prefeitos - Centenário de Morro da Fumaça



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- FOTOS
A seguir, Roque Salvan e Antenor de Bona Sartor, 18/02/2010, visita para entrevista com o Ex-prefeito. Fotos de Marciano Bortolin
Antenor de Bona Sartor

Antenor de Bona Sartor

Roque Salvan e Antenor de Bona Sartor

Roque Salvan e Antenor de Bona Sartor

Antenor de Bona Sartor

Antenor de Bona Sartor

Roque Salvan e Antenor de Bona Sartor
Elpídio Abél Bottega, filho de Abel Bottega e Faustina Brunato Bottega.
Neto de GIUSEPPE “José” BOTTEGA  e CONSTANTINA SIMON


Nenhum comentário:

Postar um comentário