segunda-feira, 10 de maio de 2010

Instala-se o Distrito de Morro da Fumaça - Por Dr. Sabiniano Maia


O DISTRITO DE MORRO DA FUMAÇA
Instala-se o Distrito de Morro da Fumaça.
De Florianópolis
Dr. Sabiniano Maia.
Urussanga-SC.
Rogo fineza representar-me na inauguração do distrito de Morro da Fumaça.
Saudações Cordiais.
Manoel Pedro Silveira
Secretário Interior e Justiça
De 01 de setembro de 1931
Instalação do Distrito de Morro da Fumaça
“O Liberal”, semanário editado na cidade de Tubarão, Estado de Santa Catarina, publicou em sua edição de 13 de setembro de 1931, a notícia, abaixo transcrita:
“Teve lugar a 6 do corrente a instalação solene do distrito Municipal de Morro da Fumaça, da Comarca de Urussanga, cujo ato se revestia de grande imponência.
Às 9 horas partia da Estação Ferroviária de Urussanga, um trem especial conduzindo as autoridades municipais e estaduais, exmas. Famílias e grande massa popular, que chegadas àquela localidade, foram recebidas à Gare da Estação pelas principais pessoas da localidade, e ao som da banda municipal de Jaguaruna, seguiram todos para a sede do Distrito, tendo lugar logo após, no edifício destinado ao Cartório Distrital e sala das audiências do Juízo, o ato de instalação solene do Distrito, pelo 1° Suplente do Juiz de Direito em exercícios, Sr. Antonio Bez Batti, com a presença das autoridades.
Ao instalar o Distrito proferiu o Juiz de Direito as seguintes palavras:
“Meus senhores. Ao declarar instalado solenemente o Distrito Municipal de Morro da Fumaça congratulo-me com os habitantes do mesmo Distrito, especialmente com os senhores José Guglielmi, Francisco Rodrigues Junior, Antonio de Costa e outros, que mais trabalharam para esse desiderato – pelo auspicioso fato deste primeiro passo dado no caminho do progresso.
Congratulo-me também com as autoridades e funcionários nomeados para os cargos judiciários e policiais do novo distrito, fazendo votos para que os mesmos procurem trilhar sempre o caminho reto do dever e procurando pautar seus atos com critério e justiça. Declaro portanto, instalado o novo Distrito e dou a palavra a todo aquele que dele queiram fazer uso”.
         Em seguida usou da palavra o Prefeito provisório do Município de Urussanga,  Sr. Domingos Rocha, que proferiu o seguinte discurso:
“Exmo. Sr. Dr. Sabiniano Maia, representante do Exmo. Sr. Dr. Secretário do Interior e Justiça.
Exmas. Senhoras.
Meus Senhores.
Ao instalar-se solenemente esse futuroso Distrito, devo dizer-lhes algumas palavras, modestas e descoloridas, mas, sinceras, profundamente sinceras.
É sempre motivo de grande júbilo para os habitantes de uma localidade, sua ascensão na estrada do progresso, da sua evolução político-social.
Conheci Morro da Fumaça não fazem muitos anos, uns oito talvez, era quase mata virgem, daí para cá até então, tem evoluído regularmente, já se notando bela aparência, bons e bem cuidados prédios, igrejas, casas comerciais, fábricas, etc.
Tudo isso denota que habita esta localidade uma população laboriosa, ordeira e amante do progresso.
Sua elevação à Distrito, primeira etapa vencida na senda do progresso demonstra o grande trabalho e sacrifício com que lutaram seus principais elementos, homens de energia e de fé inquebrantável, que para obter esse desideratum, não desanimaram nunca, lutando incessantemente com abnegação e patriotismo, até colimarem o fim desejado.
É bem verdade que a extensão territorial do Distrito, não satisfez completamente a aspiração de seus habitantes, mas, talvez por motivos ponderosos que não nos compete e, nem nos convém agora apreciarmos, teve de ter esse desfecho, que é necessário suporta-lo  com paciência.
Urussanga, também, ao ser elevada á Município, o foi em território relativamente pequeno, não por falta de esforços de seus pró-homens, que bastante lutaram pelo seu engrandecimento, mas devido a política absorvente e ruinosa, que então denominava esta zona, e que teve do governo de então, homem honesto e austéro, mas, dessa vez injusto, todo o seu apoio franco, decidido e poderoso.
E assim procurou-se desde o principio tolher-se os passos ao nóvel Município,  deixando-o com pouca renda, quase sem recursos, mas, apesar destes entraves que lhe opunham, seus pro-homens não desanimaram, lutaram sempre heróica e desassombradamente, até que em poucos anos e com esses parcos rendimentos, alguma coisa de bem se fez em prol da localidade, como sejam: o edifício Municipal, luz elétrica, calçamento, hospital, grupo escolar, estradas e escolas espalhadas por todo o Município, etc., e por ultimo sua elevação à Comarca.  Morro da Fumaça deve seguir o exemplo de Urussanga, não desanimar nunca, lutar sempre e incessantemente pelo seu progresso, como tem feito até agora e, dessa luta alguma coisa de proveitoso lhe deverá advir.
Como Prefeito provisório deste Município, posto em que me acho pela generosidade e confiança do ilustre brasileiro que, com grande elevação e critério vem dirigindo os destinos do nosso Estado – o benemérito General Assis Brasil, não que o pleiteasse, pois nunca almejei posições de destaque, preferindo ficar na minha obscuridade de modesto escrivão da roça, mas, já que o aceitei, tendo assumido as funções desse cargo, procurarei no desempenho de lhe agir com critério e justiça e, sobretudo, com escrupulosa honestidade, procurando atender aos interesses da coletividade, de acordo com as forças do erário municipal.  Neófito que sou em assuntos administrativos, é bem provável que cometa erros, mas, se os pratico é em boa fé, pois, quando me acho em dificuldades procuro sempre consultar os mais entendidos do assunto.
Procurarei como acima disse, atender aos interesses da coletividade, de acordo com as forças do erário municipal, e nesse sentido não ficará esquecido este novo Distrito, que terá em mim um amigo dedicado e um modesto colaborador de seu progresso”.
         Em seguida usou da palavra o Sr. DR. CARUSO MACDONALD, secretário do Diretório Liberal de Urussanga, que falando de improviso disse mais ou menos o seguinte:
“Falar em nome dos revolucionários de Urussanga, da primeira hora, felicitando o povo de Morro da Fumaça, pelo benefício que acaba de obter. Disse que esse benefício constitue um prêmio pela dedicação do povo – morrofumacence – à causa revolucionária e pelo progresso que tinha alcançado nesses últimos tempos. Ponderou que embora a criação do novo Distrito não corresponda ao desideratum daqueles munícipes, não era este um motivo para desanimarem-se.
Uma coletividade, embora pequena, pode realizar grandes obras, em prol da Pátria. Concitou os presentes a não esquecer o exemplo da pequena Paraíba, baluarte da liberdade e foco da vivíssima luz que nos deve orientar no caminho de nossas reinvidicações. Lembrou a figura magestosa do inolvidável  João Pessoa perante a qual devemos elevar os nossos corações e os nossos espíritos num anseio, nobremente patriótico, procurando sempre guiar-nos pelos seus ensinamentos. Disse que a obra da revolução não está completa, pois, esta não realizou ainda o seu programa; por isso o povo morrofumacence, sinceramente revolucionário e liberal não deve arredar o pé do caminho glorioso que o conduziu ao triunfo e que exige, ainda, dos sinceros patriotas a sua mais eficaz dedicação.
Terminou, erguendo um viva ao novo Distrito de Morro da Fumaça”.
         Nos intervalos dos discursos, a filarmônica Jaguarunense, executou várias peças de sua composição.
         Logo após teve lugar o banquete oferecido às autoridades e povo pelos Chefes locais: Srs. José Guglielmi e Francisco Rodrigues, o qual correu na maior ordem e cordialidade. Houve também um baile no Clube local.”
-----------------------------------------------------------------------------------------
O autor, Sr. Dr. Sabiniano Maia, presenteou o Fumacense, Contador, Sr. Moacir Luiz de Costa, com o livro SABINIANO MAIA em Santa Catarina – 1931,  no dia 12-06-1984.
Gentileza de Moacir Luiz de Costa
Pesquisa de Roque Salvan
Fonte: Sabiniano Maia Em Santa Catarina – 1931 (João Pessoa – Paraíba – 1984)
DADOS BIOGRÁFICOS DO Sr. Dr. Sabiniano Maia QUE VEIO NA VILA DE MORRO DA FUMAÇA, NO DIA 06 DE SETEMBRO DE 1931, INSTALAR O DISTRITO DE MORRO DA FUMAÇA – MUNICÍPIO DE URUSSANGA – SC:
Sabiniano Alves do Rego Maia, nasceu a 7 de junho de 1903, na Fazenda Olhos d´Água, município de Itatuba,  do Estado da Paraíba.
É filho de Maria José de Araújo Pedrosa e, de José Alves de Araújo Rego, ambos falecidos.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife – Pernambuco, titulando-se a 18 de dezembro de 1928.
Casou-se com Maria das Mercês Meireles Maia, a 2 de fevereiro de 1929, em Cabedelo, Estado da Paraíba. Ela, falecida em João Pessoa, Paraíba, a 12 de outubro de 1978.
Descendência do casal. Cinco filhas:
1 – Letícia Maria Maia Pinto, casada com o comerciante Carlos Alberto dos Santos Pinto.
2 – Maria Nícia Maia Aguiar, viúva do médico Francisco Edward Aguiar.
3 – Maria Lúcia Maia Muribeca, casada com o médico Galvani Marinho Muribeca.
4 – Maria Gláucia Meireles Lobo Maia, casada com o bacharel em Direito, Odilon Valdívio Lobo Maia.
5 – Maria Alécia Meireles Maia, licenciada em História e em Letras, Vernáculo e Inglês. Com mestrado em literatura Anglo-Americana.
CARGOS E FUNÇÕES (Dr. Sabiniano Maia.)
- Promotor Ad-Hoc, de Itabaiana – Paraíba – 1924
- Adjunto de Promotor Público do Termo do Pilar – Comarca Itabaiana – 1926.
- Delegado de Polícia de Itabaiana – 1928/29.
- Promotor Público de Urussanga, Estado de Santa Catarina (única função pública exercida fora do Estado de Paraíba) – 1931
- Prefeito de Mamanguape – Paraíba – 1932/34
- Procurador do Tribunal Regional de Justiça Eleitoral, da Paraíba – 1934/37.
- Prefeito de Guarabira – Paraíba – 1937/40.
- Diretor de “A União“ e Imprensa Oficial do Estado da Paraíba – 1945/46.
- Prefeito de Campina Grande – Paraíba – 1947
- Prefeito de Guarabira – Paraíba – 1947/50
- Secretário de Estado de Educação e Saúde – 1950/53
- Diretor de “A União” e Rádio Tabajara – 1956/57.
- Representante do Governo Estadual, junto ao conselho Regional do Serviço Social Rural, na Paraíba – 1956/58.
- Juiz do Tribunal Regional de Justiça Eleitoral, na Paraíba – 1960/65
- Secretário de Estado do Interior e Justiça – Paraíba – 1966
- Presidente do Diretório Regional da Aliança Renovadora Nacional – ARENA – 1972/75.
- Assessor Jurídico do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba – DER-PB. Desde o ano de 1971.
- Tesoureiro da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba – 1946/63
- Vice-Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba – 1963/65
- Vice-Provedor, no exercício, da Provedoria da Santa Casa da Paraíba – 1963/66
- Presidente da Cooperativa de Crédito – Banco Comércio Agrícola Ltda.  de João Pessoa – Paraíba – 1953/71.
- Organizador do Conjunto Armazéns e Silos da Paraíba – CASEP – 1958.
- Estruturou e presidiu a Assembléia Geral, Organizadora da Associação dos Proprietários Rurais da Paraíba – 1962.
- Promoveu a Campanha da bicicleta com o General Edson Ramalho, para o policiamento noturno de João Pessoa – 1958.
- Restaurou a Casa da Caridade de Campina Grande – Paraíba – 1947
- Fundou a Escola Normal de Guarabira – Paraíba – 1939
- Estatuiu o Ensino Ginasial em Guarabira – Paraíba – 1949
- Instalou a Biblioteca Pública de Guarabira – 1940
- Presidente da S. A. de Capital Autorizado – ODASA – Itatuba – Paraíba – 1970.
- Do instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica ( do qual é sócio fundador e ex-presidente ) – 1968.
- Da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção da Paraíba
- Da Associação Paraibana de Imprensa – 1937
- Da Associação Rural de João Pessoa
- Da Sociedade dos Criadores da Paraíba
- Da Escola Superior de Guerra – ADESG – 1974
- Do Esporte Clube Cabo Branco – Sócio Efetivo
- Do Clube Astréa – Sócio Proprietário – 1963
- Do Itabaiana Club – Sócio Doador – 1929
- Do Cruz Das Armas Esporte Clube – 1958
- Do Guarabira Esporte Clube – Sócio Honorário
- Do Clube Atlético Sapeense
- Do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano – I.H.G.P. – 1976.
- Da Benemerência da Paróquia de Nossa Senhora das Neves – João Pessoa – Paraíba – 1966
- Do Conselho Administrativo da Fundação – Coriolano de Medeiros – da qual foi Presidente – 1970.
- Da Academia Paraibana de Poesia – 1976
- Da Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba – 1973
- Interventor Municipal de Sapé – PB. 1981
- Assessor Jurídico do Departamento de Estrada de Rodagem da Paraíba, D.E.R.- à disposição da Vice-Govevnança do Estado – 1978.

Nossos agradecimentos ao Fumacense, Contador  Sr. Moacir Luiz de Costa
----------------------------------------------------------------------------

O Liberal, jornal semanário da cidade de Tubarão
 pesquisa de Roque Salvan


O DISTRITO DE MORRO DA FUMAÇA

Instalação do Distrito de Morro da Fumaça

“O Liberal”, semanário editado na cidade de Tubarão, Estado de Santa Catarina, publicou em sua edição de 13 de setembro de 1931, a notícia, abaixo transcrita:

  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário