quarta-feira, 19 de maio de 2010

Monumento Histórico alusivo ao Centenário de Morro da Fumaça

Monumento Histórico alusivo ao Centenário de Morro da Fumaça, inaugurado no transcurso das festividades da Maggio Fest, realizada de 19 a 23 de Maio de 2010. Importante autoria do memorável projeto do Arquiteto Morrofumacense LUCAS PAVEI LUCIANO, neto do farmacêutico Ivaldo Luciano. Inaugurado no dia 19 de maio de 2010, (Quarta-feira), as 19:30hs na abertura Oficial da Maggiofest
roquesalvan@gmail.com

Monumento em homenagem aos 100 anos de colonização de Morro da Fumaça: memorial de justificativas das diretrizes de projeto.

    O monumento foi concebido tendo como diretrizes os principais acontecimentos destes cem anos de história. O início da colonização, a agricultura, a estrada de ferro, a emancipação política e a cerâmica são importantes fatos destacados no projeto, fazendo também com que ele esteja ligado aos principais motivos da comemoração dos cem anos de colonização de Morro da Fumaça, já que estas mesmas referências podem ser encontradas no selo representativo da festa.
Como base do monumento, rente ao piso, encontra-se um elemento horizontal com o formato da vesica piscis, símbolo que tem o desenho parecido com o de um olho e que representa universalmente o nascimento, surgimento. Ali estão contidos artefatos utilizados no início da colonização, por pessoas que de fato estão ligadas ao nascimento e surgimento de Morro da Fumaça.
Saindo da base estão duas pirâmides. A primeira, em vermelho, foi retirada do brasão do município, onde existe um triângulo na mesma cor que representa um morro. A referência ao brasão faz alusão à emancipação política do município. A segunda pirâmide foi erguida unicamente em alvenaria de tijolos maciços, homenageando toda a indústria fumacense, representada pela indústria da cerâmica. As duas pirâmides tiveram seus vértices deslocados dos eixos e suas bases deslocadas entre si para dar idéia de movimento aos objetos.
A agricultura está representada pela cor verde, presente em uma das duas menores hastes de concreto existentes na parte posterior do monumento. A referência à agricultura leva ainda a outros elementos da natureza em Morro da Fumaça, como a importante presença da Mata Atlântica.
O dourado reveste a segunda haste menor e representa as riquezas obtidas com o trabalho do povo ao longo destes cem anos. Esta cor representa também a passagem dos tropeiros e a estrada de ferro, que muito ajudaram no desenvolvimento e enriquecimento da região.
Ainda na parte posterior do monumento existe, no centro, uma haste maior, também em concreto, revestida em cinza metálico. Esta representa o que há de novo, os dias atuais e o futuro.
Assim, com o início da colonização, seguido de muito trabalho, utilizando as riquezas da terra, surgiram o município e as indústrias. Toda esta história completa cem anos, representados por cada um dos cem cabos de aço presentes no monumento. Cem anos estes que sustentam os dias de hoje e ajudarão a erguer o futuro.
Lucas Pavei Luciano
ARQUITETO E URBANISTA
Centenário de Morro da Fumaça, SC, em 05/2010














Nenhum comentário:

Postar um comentário